Resenha: Círculo (Engelsfors # 1) - Mats Strandberg e Sara B. Elfgren

Oie, como vocês estão? Sabe aquele livro que te atraí pela capa, pelo título, sinopse, mas ta abandonado lá na lista de ''Quero Ler'' da Skoob a 30 anos e nunca sai disso? Finalmente comecei a ler os livros da minha lista e parei de enrolação, larguei mão daquelas trilogias que desde o primeiro livro eu não gostei. e fui com tudo.


Nome: Círculo (Engelsfors # 1)
Autor: Mats Strandberg e Sara B. Elfgren
Data de Lançamento: 2013
Editora: Intríseca
Páginas: 416
Sinopse: Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos.
Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola.


As seis meninas, Rebecka, Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin e Ida foram as escolhidas e foram chamada pela Profecia, além de terem habilidades, como ficar invisível, manipulação de objetos e pessoas. Vemos seus cotidianos e nele é inseridos problemas como drogas, bullying, namorados, amigos e família. Tudo isso construindo os personagens e ainda a tentativa de construir uma amizade entre elas que são muito diferentes uma das outras.

A história começa com a morte de Elias, que pega um pedaço de vidro e aparentemente se mata, se não fosse a voz ordenando na sua cabeça para fazer isso, ele era um dos melhores amigos de Linnéa, que o acho com Minoo seu corpo no banheiro.  Linnéa não acredita que Elias tenha se matado apesar do veredito da policia. Assim vai surgindo mistérios e as descobertas de poderes, algumas delas não aceita o fato de serem bruxas, mas mal está batendo na porta e elas tem que agir imediatamente ou uma por uma vai morrendo, até o Círculo acabar.

Já na metade do livro, soube que essa trilogia foi cancelada no Brasil apesar de na Suécia fazer muito sucesso, como não sei ler inglês vou ter que ficar sem lê-lo mesmo, mas apesar da história não ficar fechada  dá sim para aproveitar a leitura e lidar com o fato de não ter continuação.
Para quem curte bruxas no estilo Coven (3 AHS), vai se interessar muito por esse livro, apesar de não ter gostado da terceira temporada de AHS eu adoro esse estilo de bruxa e quando soube que o Círculo se tratava de algo assim fiquei muito curiosa.

E não me decepcionei com o livro, achei a história muito boa e me prendeu bastante, principalmente no final quando a história começa a ficar mais esclarecidas e o suspense do livro todo começa a se revelar. Porém não é algo no estilo Plost Twist, já que algumas coisas são as vezes bem clichés e óbvias, mas nada que tenha estragado a minha experiência lendo.
Alguns personagens são melhores que outros, alguns me irritaram muito, como Anna-Karin, que quando erra tenta passar aquela imagem de ''sou gorda,sofri muito bullyng e agora vou fazer isso e isso'', os argumentos não explicaram suas atitudes e eu perdi a paciência. Mas as demais são muito legais, só queria que a Ida, apesar de tudo, tivesse um arco maior, mas acredito que nos próximos livros eles vão fazer isso.

Uma história que envolve e cativa o leitor para que ele, junto aos personagens, busque chegar ao desfecho do mistério que persegue o grupo de jovens protagonistas. Recomendo muito a  leitura.

As suas sequência são Fire (Fogo) e The Key (A Chave).Mas como disse a Intríseca não liberou mais nada disso até hoje. Quem quiser conferir o primeiro capítulo, clique aqui.


O livro também possuí um filme, mas não assisti para dizer se é bom. Pelo trailer parece ser bem fiel, mas o pessoal falou muito mal no filmow (+), não achei legendado.

34 comentários:

  1. Oi Lu.
    Não consegui nem pensar duas vezes pra comentar sobre essa sinopse que já é de plantar CURIODIDADE tamanha na minha cabeça. "Uma história que envolve e cativa o leitor para que ele, junto aos personagens, busque chegar ao desfecho do mistério que persegue o grupo de jovens protagonistas." Eu concordo totalmente. Confesso também que o trailer do filme me deixou com medo rs, mas sou medrosa mermo.
    Ah outra coisa, foi bom saber que tu postou novamente em um intervalo consideravelmente curto de tempo haha está tentando se organizar pra voltar?

    Harmonizar | Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ju.
      Sim, a sinopse dele é muito boa eu fiquei mega curiosaaaaa. Mas o livro não dá susto, eu nunca tive um experiência assustadora com livros.
      Sim, estou tentando organizar o tempo do blog com a vida, estou gostando de voltar <3
      Obrigada

      Excluir
  2. O livro parece ser interessante, mas não é um gênero que estamos acostumadas a ler!

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Poxa, uma pena eles terem cancelado no Brasil, né? Acho que não fez muito sucesso por aqui mesmo, eu nunca tinha ouvido falar sobre antes (infelizmente). Achei bacana, apesar de não ser muitos livros nessa pegada. Vou procurar. E olha, seria legal você tentar pegar os livros em inglês pra ler! Fiz isso com aquela trilogia Mara Dyer e no começo foi horrível, mas depois me senti tãããão realizada. Vale a pena! Vou procurar o filme também.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste mesmo.
      Olha, eu pensei nisso, mas eu realmente sou bem lelé no inglês, só recentemente fui perceber que minha leitura está melhorzinha.
      Eu tenho muita vontade de ler esse livro.
      Obrigada! BJs

      Excluir
  4. Olá Lunii
    Uaaaau que resenha excelente!
    Gosto bastante dessa pegada de coven, e esse livro faz uma conexão com as diferenças de cada uma das 6 garotas, tratando de temas atuais(e atemporais) além de vc dizer que é uma narrativa envolvente.
    Ainda bem que fecha a narrativa porque é sacanagem da editora não publicar os outros livros né??
    Uma pena mesmo.
    Fiquei interessada na leitura!
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Que bom que gostou :D
      Não fecha muito bem, mas dá pra lidar sem o final fjddafs.
      Obrigada

      Excluir
  5. Oi, Luni!
    Nossa, que pena que foi cancelada :( Gente, essas editoras não tem menor respeito pelos leitores.
    Enfim.. achei legal essa vibe de AHS Coven. Apesar dos pesares, eu gostei muito dessa temporada.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Não mesmo, eu não curti essa temporada por conta dos personagens zzzzzz KKK
      Obrigada, bjs

      Excluir
  6. Oi Luni!
    Eu li esse livro. Gostei bastante. O lado dark da história dá todo um diferencial, mas o final é muito aberto, eu queria ler mais. Mas Intrínseca novamente é trouxa e cancela as séries. Ela chegou a divulgar a capa do segundo, mas desistiu porque é muito antipatica e não dá importancia para os fãs u.u
    Eu quero ver o filme, embora sim, o pessoal tenha massacrado.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Wooow, eu amei a resenha! O trailer também é ótimo, não parece que deixa a desejar. Eu gosto dessas coisas meio sombrias e poderosas, sabe? To precisando ler uns livros e assistir uns filmes ultimamente, auehe, eu to tão apagadinha pra essas coisas :P

    *:✧・゚{ Barbie Pretty Sweet }゚*:✧・

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luni!

    Infelizmente, não gosto muito de livros nesse gênero :( mas que bom que a leitura foi boa pra você!

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lunii.
    Quando vi esse livro me interessei bastante porque gosto desse tema de bruxas. Mas como nunca mais lançaram os outros e não quero ficar com a história pelo meio, acho que não lerei ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Postagem maravilhosa amei, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  11. Sei bem como são esses livros pra ler que estão na lista do Skoob, hahaha! Eu tenho vários, mas comigo é a falta de organização do tempo mesmo. Gosto de ler a noite, mesmo sabendo que isso faz mal pra vista, mas fazer o que né? Esse livro parece ser interessante, uma pena que cancelaram aqui no Brasil :( Não vejo AHS porque morro de medo mesmo, mas um dia quem sabe eu comece a assistir né? Hahaha! Acho que consigo ler algo de terror, mas assistir um filme ou uma série, não. Hahaha! Sou cagona mesmo.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa série, acredita? Mas deve ser bem legal! Uma pena ter ido cancelada aqui. =\

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  13. Tenho esse livro aqui e li os primeiros capítulos, mas infelizmente não foi um livro que me prendeu e acabei deixando-o de lado. Acho que aconteceu exatamente como você falou, alguns personagens me irritaram e aí não me deu aquela vontade de continuar a leitura, mas preciso retomar logo. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e realmente me encantei com esta capa! Achei o enredo bem interessante, até porque estou começando a conhecer mais este gênero literário, sai um pouco da minha zona de conforto.
    Fiquei realmente curiosa, mas por enquanto, eu não leria porque não tem continuação e não sei ler em inglês, mas caso um dia voltem a querer publicar, vou procurar conhecer mais.
    Adorei sua resenha!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  15. Oie Lunii =)

    Esse era um livro que eu tinha curiosidade em ler, por que adoro histórias com bruxas. Porém, quando soube que a Intrínseca não ia lançar mais a série no Brasil desanimei.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha!!! Não conhecia a série, e nem leio muitos livros do gênero, mas achei o livro bem interessante e vou tentar ler o primeiro capítulo pra ver se fico atraída pela história, assim como você :D

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  17. Adoro livros sobre bruxas! Se eu pudesse leria todos e com certeza vou ler esse. Obrigada pela dica. Não sei se vou ver o filme, eu geralmente prefiro o livro e muitas veze so filme nao é fiel e bem diferente...
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ah que curiosidade agora... quero veeer! hahah não conheço a serie nem nunca vi nenhum dos livros.. mas vou procurar
    beijinhos
    Blog Reflexo Brilhante

    ResponderExcluir
  19. Sim, a capa chama muita atenção, adorei a história <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  20. Oi Lunii, que saudade de visitar aqui! Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas curti muito a sinopse e a resenha! Nunca vi AHS e também nunca li nada desse estilo, mas por alguma razão, curti bastante, viu?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  21. OOOOOOI

    que pena que a trilogia foi cancelada no BR. EU gostei tanto da sinopse e da sua resenha...
    fica difícil continuar a leitura sabendo que não vamos ter livros traduzidos, né?

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oii Luni, tudo bem?
    Menina, eu amor demais livros nessa temática, e cara, muito obrigada por me apresentar esse livro. Com toda a certeza ou ler, mas antes vou procurar assistir o filme pq fiquei curiosa. e.e ♥
    Beijão! ♥♥♥

    http://delineandomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Luni, tudo bem?
    Preciso fazer o mesmo que você, estou cheia de livros na estante antigos para serem lidos, mas estou aqui presa a esse monte de séries que comecei e sinto que preciso terminar.
    Não conhecia o livro e achei a capa e a premissa bem interessante, adoro a temática e com certeza daria uma chance para a leitura, uma pena a editora ter cancelado a continuação aqui, as vezes a Intrínseca me decepciona por isso, não dá tanta importância para as séries, não lança todos os spin off... é triste!
    Gostei muito da sua resenha!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei da premissa. A obra tem todos os elementos que me atraem em uma narrativa.
    Até leria se não tivesse sido cancelada aqui no Brasil :(

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Nossa, me bateu uma curiosidade enorme de ler esse livro. Gosto muito de ler livros nessa temática, e a sua resenha me despertou uma curiosidade enorme pela história.

    ResponderExcluir
  26. Eu lembro que quando esse livro lançou eu tinha ficado curiosa com a capa e achado ela diferente, mas não me interessei em comprar. É triste ver que a trilogia não será concluída.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  27. E ai minha fia
    Nossa curti muito, só que se tiver terror ou coisas que dão medo eu nem quero ler eu sou mo sensivel.
    Mas eu gostei da resenha achei massa a historia (ainda mais pq sou bruxa né non lsslsl) me deu vontade de ler.
    Mas tipo nem vende aqui mais? Que merda ein :(
    Ele é de capa dura? Acho muito lindo de capa dura.
    Nossa eu preciso escrever resenhas também to atrazada pra caramba no blog saca mas agora vou ver que que vai virar.
    Beijoxx s2
    Dreaming Away | dreamingawa-y.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

-Não ofenda ninguém
-Sigo de volta se eu quiser
-Comente o link do teu blog, irei retribuir
-Aceito pedidos de afiliação
Obrigada pela visita!